O que é o som?

O som é uma variação de pressão em torno de um ponto de equilíbrio que gera uma sensação no sistema auditivo. No ar, o ponto de equilíbrio é a pressão atmosférica.

Podemos dizer que o som é uma espécie de vibração e se propaga como uma onda. As ondas podem ser descritas em termos de uma amplitude, um comprimento de onda e uma frequência.

A amplitude nos diz quão grande é a variação de pressão em relação ao ponto de equilíbrio e sua unidade de medida é o Pascal (Pa). Uma das menores amplitudes que o sistema auditivo consegue captar é de 20 μPa.

O comprimento de onda é a distância entre um ponto e seu equivalente no próximo ciclo. Uma maneira fácil de visualizá-lo é pensar na distância entre dois picos consecutivos.

A frequência nos diz quantas vezes por segundo a pressão oscila em torno do ponto de equilíbrio. Sua unidade de medida é o Hertz (1/s). Os seres humanos são capazes de ouvir sons com frequências entre 20 Hz a 20.000 Hz, aproximadamente.

Quando as partículas do ar vibram, zonas sucessivas de alta e baixa pressão se formam, essa perturbação é a onda sonora e sua propagação acontece a uma velocidade de aproximadamente 340 m/s.

Quando falamos em som, existem três grandezas muito importantes: a potência sonora, a intensidade sonora e a pressão sonora.

A potência sonora está intrinsecamente relacionada à quantidade de energia que uma fonte sonora é capaz de produzir e independe do ambiente. Sua unidade de medida é o Watt (energia por segundo).

A intensidade sonora é uma grandeza que nos diz a magnitude, direção e sentido de propagação da energia sonora. É a quantidade de energia sonora que atravessa uma unidade de área, avaliada em Watt por metro quadrado.

Por fim, a pressão sonora é a amplitude da onda sonora em um determinado ponto. Ela está intimamente relacionada com a percepção subjetiva da intensidade do som e pode ser mensurada diretamente por um microfone. 

Nos próximos posts iremos mostrar como funciona o sistema auditivo humano e quais técnicas e cálculos são utilizados para medir o som. 

Referências:

Acústica Aplicada ao Controle de Ruído, de Sylvio Bistafa.

brilliant.org (para o GIF da pressão sonora).

Texto produzido por Felipe Mello (Engenharia Acústica – UFSM)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *